Notícias

Cinco DICAS para você comprar o seu primeiro imóvel no DIA DO CONSUMIDOR!

Postada em 15/03/2020 às 16:43:25

Compartilhar:

Cinco DICAS para você comprar o seu primeiro imóvel no DIA DO CONSUMIDOR!

Hoje (15/03) é comemorado o dia Mundial do Consumidor, então separei algumas dicas para você que está a procura do seu primeiro imóvel, como é o caso dos consumidores aqui do site econooespecilista.com.br - Somos especialistas em imóveis do segmento econômico, especialmente àqueles imóveis que se enquadram no Programa "Minha Casa, Minha Vida".

Boa leitura!

Primeira Dica - Solicite cópia do memorial descritivo do empreendimento

É direito do consumidor, receber do seu corretor de confiança, uma cópia do memorial descritivo do empreendimento, que deve ser fornecido pela construtora. Detalhe muito importante, este memorial deverá estar devidamente registrado na incorporação do empreendimento. É ali que constará qual a infraestrutura que o prédio terá, o número de apartamentos e de vagas na garagem, além de estacionamento para visitantes e os itens de lazer do condomínio.

Segunda Dica - Saiba os custos da documentação e financiamento

Antes de fechar qualquer negociação, além do valor do imóvel, é importante incluir os custos do registro do contrato de compra (Cartório de Registro de imóveis), do ITBI (Imposto de Transmissão - Prefeitura Municipal) e da Taxa de Seguro à Vista e Avaliação do Imóvel (Bancos). Com frequência, o consumidor descobre que, além dos valores da compra do apartamento, deverá arcar com esses custos extras. Isso varia conforme a faixa de renda e do município, onde será adquirido o imóvel, bem como do banco escolhido para financiamento. Em alguns casos, o consumidor que se enquadre dentro do Programa "Minha Casa Minha Vida", pode ter a isenção do imposto, desconto no registro do imóvel e taxas subsidiadas nos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil).

Terceria Dica - Leia atentamente todos os documentos

Antes de qualquer pagamento a ser realizado pelo consumidor, é importante verificar, se toda a documentação do imóvel e empreendimento está em ordem. Bem como as certidões de ônus reais, e se o condomínio consta do Registro Geral de Imóveis.

Quarta Dica - Escolha com cuidado a construtora

Antes de se decidir, é importante pesquisar o histórico de negócios da construtora responsável pelo imóvel: se costuma entregar as obras no prazo, qual a qualidade do material entregue e, se possível, avaliar sua saúde financeira. Visitar uma ou mais obras da empresa também pode ajudar a verificar qual a qualidade da entrega. Aqui na econoespecialista.com.br, buscamos sempre parcerias com as maiores e melhores construtoras do mercado, que nos trazem mais segurança para intermediação imobiliária e melhores produtos para os nossos consumidores.

Quinta Dica - Na dúvida, pergunte! Não tem nenhuma dúvida, pergunte também!

É obrigação do corretor imobiliário, junto com os representantes das construtoras, tirar "TODAS" as dúvidas do consumidor. Não fique coim receio de estar perguntando demais, a hora de perguntar é antes de adquirir o imóvel. Dúvidas como sol da manhã ou sol da tarde, morar de frente para uma movimentada e barulhenta avenidas, estudo de valor de condomínio e tantas outras, são normais e trazem ao consumidor, além de informações, mais segurança e tranquilidade para a conclusão do negócio imobiliário, e, evita em grande parte, arrependimentos posteriores.

Então, seja curioso, e pergunte!

Até a próxima!
Marcelo Cunha
Corretor econoespecialista.com.br

#diadoconsumidor
#imoveis
#mercadoimobiliario
#econoespecialista
#minhacasaminhavida
#imoveiseconomicos

Outras notícias

Me Chame no WhatsApp